Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Passo a Passo: Lavando pincéis

DIÁRIO DE BORDO 
_________________________________________________________________________________

Olá, marinheiras! Voltei!

Eu estava assim... com mais ou menos 40 pincéis sujos! Um brinde às bactérias acumuladas!


Tenho muitos pincéis, ai eu vou usando, sujando e separando dos limpos. Uma hora, eu pego e lavo tudo de uma vez. É um trabalho meio chatinho, mas MUITO IMPORTANTE. O pincel sujo é um parque de diversões de bactérias que fazem mal à nossa pele. Então, fotografei algumas etapas das lavagens dos pincéis mais sujos pra mostrar como faço. Eu uso o shampoo neutro Johnson's Baby para lavar porque é suave e não danifica as cerdas. Vamos lá?!

COMO EU PASSO O SHAMPOO:
Quando o pincel é muito denso e está muito sujo, como esse de blush, eu jogo o shampoo neutro direto nas cerdas. Para pincéis menores, eu coloco um pouco do shampoo na palma da mão.


1) PINCEL DE PÓ:


Como é um pincel muito denso, demoro um pouco mais para lavar. A sujeira fica muito concentrada bem no meio.


Aplico um pouco de shampoo direto nas cerdas como mostrei na foto lá de cima e faço movimentos circulares na palma da mão. A espuma começa a se formar e logo fica com a cor do pó.


Depois que já fiz bastante espuma, lavo o as cerdas com água abundante.


Lavo inclusive no meio do pincel. Abro bem as cerdas e deixo a água cair no miolo pra sair toda a sujeira. Faço isso até a água sair totalmente transparente, sem nenhum resquício de sujeira. 


Na hora de colocar pra secar, tiro o excesso de água, apertando as cerdas e deixando-as bem juntas e compactas. Isso vai fazer com que as cerdas sequem no formato certo e não se danifiquem. 

2) PINCEL DUO FIBER:


O processo é o mesmo, porém eu gosto de lavar sobre uma superfície branca pra ter certeza de que as fibras ficaram branquinhas mesmo. Nesse caso, usei o fundo da minha caneca. Se a sua pia ou tanque forem brancos, não precisa. Basta você encostar as cerdas na louça e comparar. 


Pronto! Ficou branquinho! Retiro o excesso de água, juntando bem as cerdas para mantê-las no formato. 

3) PINCEL DE CORRETIVO


O meu pincel de corretivo estava ULTRA sujo! Produto cremoso acumula demais entre as cerdas e é muito mais difícil de retirar. 


Como o pincel é pequeno, coloco um pouco do shampoo na mão e esfrego com vontade na palma. O pincel muito sujo até demora a fazer espuma!


A espuma fica bem da cor do corretivo. Eu repeti esse processo 3 vezes até conseguir retirar todo o produto. Paciência, meninas!


Pronto! Cerdas pretinhas de novo! 

Basicamente o processo é o mesmo para qualquer tipo de pincel. Só recorro à base branca quando o pincel tem cerdas brancas mesmo e mudo a questão de aplicar o shampoo direto no pincel ou na palma da mão. 

Algumas dicas importantes:
  • Sempre junte as cerdas tirando o excesso de água para preservar o formato do domo do pincel.
  • Evite ao máximo molhar o cabo e a ferragem dos pincéis, principalmente se o cabo for de madeira.
  • Coloque os pincéis para secar com as cerdas para baixo numa superfície inclinada. Pode ser até naquela parte das ondinhas do tanque mesmo, sabe?! (Coloque uma toalha para os pincéis não escorregarem.) Isso vai evitar que a umidade penetre no cabo e se acumule entre a ferragem e as cerdas, fazendo com que elas descolem e soltem. 
  • Para pincéis de cerdas naturais é legal passar condicionador neutro também. Eu intercalo o condicionador nas lavagens. Como da última vez passei, dessa vez eu pulei essa etapa.
  • A lavagem dos pincéis deve ser feita no mínimo de 15 em 15 dias pra você ter sempre seus pincéis lindos, limpos, cheiros e funcionando perfeitamente.
É isso, Sailors! Vamos deixar a preguiça de lado e dar um banhozinho gostoso nos pincéis! 

Qualquer dúvida, é só me chamar aqui nos comentários, no Facebook ou no Insta, ok?! 

Beijaço e até amanhã! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário